Como Tudo Começou


Em 1972, aproximadamente, Deus tocou no coração da Primeira Igreja Batista em Rio das Ostras para organizar uma nova agência do seu reino. Começou em um Ponto de Pregação na casa do irmão João Batista Rangel com cultos quinzenais.
Com o aumento do número de membros, o Ponto de Pregação foi transferido para a casa do irmão Avelino Pinheiro Ramos onde, no segundo domingo de abril de 1976 foi criada a Congregação com 72 matriculados na Escola Bíblica Dominical.
Devido o crescimento da Congregação, no dia 25 de abril de 1981, na sua sede própria, situada à Rua das Primaveras, 309 – Bairro Liberdade, aconteceu o culto de organização da Segunda Igreja Batista de Rio das Ostras, com 102 membros, ficando o Pr. Francisco Gomes de Castro como Pastor Interino.

Em 09 de janeiro de 1982 tomou posse ao ministério pastoral o Pr. Geraldo Flores.
No ano de 1983 a Igreja adquiriu o terreno no qual se localiza hoje o seu Templo.
Em 04 de janeiro de 1984 tomou posse o Pr. Francisco Machado Rodrigues, que se encontra no ministério pastoral até os dias de hoje.

Em sua Visão de expansão, que é alcançar todo o município de Rio das Ostras, a Igreja já fundou quatro Missões:
Missão Âncora, em 07 de Agosto de 1998;
Missão Nova Cidade, em 16 de Fevereiro de 2002;
Missão Cidade Praiana, em 06 de Junho de 2003;
Missão Nova Cidade 2, em 22 de Outubro de 2012.

Hoje a Igreja encontra-se em fase de reestruturação, dando início à elaboração de um planejamento estratégico para dar suporte à sua Visão.
Cremos que a visão de crescimento, “alcançando todo o município de Rio das Ostras”, é um sonho do próprio Deus, plantado no coração da liderança da SIBRO. Da mesma forma, muitos outros sonhos e projetos Deus tem colocado no coração da Igreja e de seu pastor.

Ao longo de 31 anos, as bênçãos de Deus são, dia a dia, claramente percebidas na vida da Igreja, no seu crescimento, nas curas e milagres, na adoração fervorosa de seus membros, no comprometimento de cada um com os ministérios que a Igreja abraça, em todas essas coisas e muito mais, Deus tem provado o seu amor.

O Planejamento Estratégico que ora se inicia, permitirá à Igreja compartilhar os sonhos e projetos que a tornarão cada vez mais eficaz na missão de ganhar almas para o Reino. Por meio do Planejamento Estratégico, analisamos nossos pontos fortes e nossas oportunidades de melhorias e assim, podemos implementar estratégias de aprimoramento ao serviço do Senhor.
O Planejamento Estratégico da SIBRO foi elaborado com a participação de toda a Igreja, através de contribuições na pesquisa sobre “A Igreja que somos” / “A Igreja que queremos ser”, além de diversos encontros com equipes de planejamento, estruturadas para traduzir as opiniões de todos os membros e propor objetivos e estratégias para atender aos desejos do coração da Igreja.

Trata-se de um modelo próprio, fruto de diversas pesquisas e feito com amor e dedicação ímpar de pessoas comprometidas com reino, com o desejo ardente de contribuir com a SIBRO – a serviço do Reino.

Visão

Ocupar a cidade de Rio das Ostras atuando em todos os segmentos sociais, utilizando de diferentes meios de comunicação para a pregação do evangelho.

Ser reconhecida:

Como uma Igreja que se dedica ao ensino e desenvolvimento humano por meio da Educação do maternal ao ensino médio, ensino superior em teologia e pedagogia e formação de líderes.
Uma Igreja verdadeiramente unida como corpo de Cristo, onde o serviço Cristão seja uma realidade na vida de cada membro.
Uma Igreja socialmente responsável que atenda às necessidades tanto de sua membresia quanto da comunidade em que está inserida.

Missão

Adorar a Deus sobre todas as coisas e, como verdadeiros adoradores, proclamar o plano de salvação, integrar em sua família os que creem, reproduzir o caráter de Jesus Cristo em seus membros e capacitar para o serviço cristão.

Valores

Integridade – Efésios 4:11-16
Contextualização – I Coríntios 9:19-23
Excelência – Romanos 12:1
Unidade – João 17:20-23
Amor pelas almas – Marcos 16:15; João 3:16; 2 Coríntios 5:14-15; Atos 4:18-20
Obediência – Josué 1:16; Tito 1:16; Tito 2:9-10
Comprometimento Doutrinário – Josué 1:9; Efésios 4:14-15
Responsabilidade Social – Isaías 45:18; Marcos 10:45; I João 3:16-18